quinta-feira, 5 de maio de 2016









A principal caracteristica dos tigres (Panthera tigris) são as listras deles. Cada tigre tem um jeito de listra, é como se as listras dos tigres fossem as digitais deles!

Os tigres são carnivoros, os machos podem pesar até 300 kg.Os seus dentes podem chegar a medir 10cm e as garras ate 8 cm, e, sua mordida é uma das mais fortes entre os felinos.

São caçadores noturnos, e mesmo com o tamanho muito grande deles ele se aproximam das suas presas em completo silencio.

Se alimentam preferencialmente de suinos selvagens, tambem caçam veados, aves,répteis e peixes. A idade média de um tigre é 80 anos.

O tigre é um mamífero da família dos felinos (Felídeose).

Hoje em dia em liberdade existem de 300 a 500 tigres. A maior das subespécies de tigres e maior felino que existe hoje em dia, na maioria das vezes ficam pesando de 250 a 330 kg.

Diferente das subespecies de tigres, vive em uma área de clima frio formada por florestas boreais e, por causa disso, a sua pelagem é mais clara e tem menos listras para poder confundi-lo com arvoredo seco de que se rodeia durante a caça.

Todos os felinos, sejam grandes ou pequeno, tem um órgão de sentido adicional. Se estiver muito escuro para eles enxergarem, ou se a visão esta obstruida quando ele abre a boca para atacar a vitima, os seus bigodes entram em ação.

Os felinos tem em média 24 bigodes igualmente distribuidos nas laterais das narinas, em quatro fileiras, mais alguns ao redor dos olhos e outros na parte inferior das patas dianteiras. São longos, grossos, duros e, em geral, caem e tornam a nascer.

As partes do cérebro encarregados da visão e do tato são bem próximas, por isso os dois sentidos estão intimamente ligados. Ligados a ótima audição do felino, oferecem um quedro detalhado do mundo em volta. Apesar disso, um problema nos seus bigodes pode causar um imenso desastre.

Os bigodes funcionam como antenas que identificam o perigo, por exemplo os gatos domésticos, podem usar para verificar se a largura de um buraco. Podem ser movimentados para frente e para trás, dependendo do que o animal pretenda fazer. São utilizados também para interpretar correntes de ar, permitindo-lhe detectar a presença de um objeto sólido pelos minúsculos redemoinhos produzido. Quando o gato está respirando normalmente, mantém seus bigodes fora do caminho.

Mas quando está se movimentando ou pronto para pular, dirige as pontas dos bigodes para frente.

Quando está prestes a dar uma mordida fatal, os bigodes formam uma rede na frente da boca que ajuda a determinar o formato da presa e avaliar o local preciso da mordida na nuca.

Com a presa segura firmemente, o gato pode enrolá-la com os bigodes para verificar seus movimentos

Uma das maiores ameaças a sobrevivência ao tigre hoje em dia vem da medicina tradicional chinesa. Cada parte tem uma utilidade médica de acordo com as superstições orientais:

 

* O rabo pode ser moído e misturado com sabão para ser aplicado como unguento para tratar de doenças de pele. Ainda os ossos da ponta do rabo são usados como amuletos para espantar maus espíritos.
* Sua pele é utilizada como tapete para curar uma febre causada por maus espíritos. Porém convém tomar muito cuidado: Caso a pessoa fique muito tempo sobre o tapete, pode se transformar em um tigre.
* Pode-se curar uma pessoa com indolência e acne misturando o cérebro com óleo e esfregando pelo corpo.
* Acrescentando-se mel aos cálculos biliares, pode-se aplicar sobre as mãos e os pés para curar abcessos.
* Os pelos queimados são utilizados para afastar centopéias.
* O osso moído, adicionado ao vinho, é um tônico tradicional em Taiwan.
* O globo ocular ingerido como se fosse uma pílula é utilizado para curar convulsões.
* Os bigodes são utilizados como amuleto para proteger contra balas de armas de fogo e para dar coragem a pessoa.
* Para impedir que uma criança tenha convulsões é só retirar os pequenos ossos das patas e amarrá-los nos punhos dela.
* Seu pênis é o principal ingrediente de uma sopa afrodisíaca muito apreciada em vários países do Oriente.
* As costelas são usadas como valiosos amuletos.
* Há quem acredite que comer o coração de um tigre ganhe coragem e força.
* Quem carregar uma pata no bolso terá coragem e ficará protegido contra eventuais sustos inesperados.

O tigre é um grande nadador, e pode nadar até 5km.

Embora seja parente do gato, ele adora se refrescar na água.
Os tigre podem reproduzir-se de 8 a 12 crias por mãe e a sua gestação dura cerca de 17 meses.

Ao nascer as crias podem ter 20cm de comprimento e 14cm de altura e 30kg.
 

 


 

 




 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário